Os grupos oficiais do Carnaval da Praia vão receber uma verba recorde de dois mil contos da Câmara Municipal da Praia para o desfile de 4 de março de 2025. O montante representa um aumento de 100% em relação ao ano anterior.
A edição deste ano contará com a participação dos grupos Vindos d’África, Deusa do Amor Sem Fronteiras, Vindos do Mar e Samba Jô. O Bloco Afro Abel Djassi, do ativista cultural Kwame Gamal Mascarenhas Monteiro, será a grande ausência desta edição.
A primeira parcela do apoio financeiro, no valor de 700 mil escudos por grupo, já foi entregue pelo presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, que garantiu que os restantes tranches de 700 e 600 contos serão pagos até 15 dias antes dos desfiles. O edil assegurou ainda que esta será "a edição mais forte de sempre, com mais brilho, criatividade e inovação" do Carnaval da Praia.
Somando o incentivo financeiro destinado às escolas, jardins-de-infância e grupos de animação, bem como os valores atribuídos em prémios em todas as categorias, o orçamento da Câmara Municipal da Praia para o Carnaval deverá rondar os 14 mil contos, de acordo com uma nota da autarquia.
Francisco Carvalho, Presidente da Câmara Municipal, que já foi dirigente do grupo carnavalesco Intervila, do bairro de Vila Nova, tricampeão do Carnaval da Praia em 2012.
No entanto, José Gomes "Bréu", representante do grupo Vindos d’África, do Bairro Craveiro Lopes, elogiou a verba disponibilizada, mas manifestou preocupação com os atrasos recorrentes na sua entrega.
Ordem de saída dos grupos
A ordem de saída dos grupos será a seguinte: Vindos do Mar, Deusa do Amor Sem Fronteiras, Samba Jô e, por fim, Vindos d’África. O desfile acontecerá na Avenida Cidade de Lisboa, estendendo-se da tarde ao início da noite.
O grupo Samba Jô irá defender o titulo conquistado em 2023 e 2024.