8 de novembro | Praia, Santiago

- Entrada livre mediante reserva de bilhete: 𝗱𝗶𝘃𝘂𝗹𝗴𝗮𝗰𝗮𝗼.𝗰𝗰𝗽.𝗽𝗿𝗮𝗶𝗮@𝗴𝗺𝗮𝗶𝗹.𝗰𝗼𝗺
Sinopse:
O texto propõe uma criação artística centrada na figura de Amílcar Cabral, destacando a sua importância nas lutas de libertação africanas e na Revolução portuguesa de 25 de Abril de 1974. Pretende-se investigar os nexos de causalidade entre estes acontecimentos, muitas vezes ignorados pela história oficial, e transformá-los em imagens corporais que funcionem como contra-memória à narrativa hegemónica.
"Inspirando-se na frase de Cabral “pensar pelas nossas próprias cabeças”, o projeto propõe uma transposição para o corpo “mexer os corpos a partir das nossas histórias” explorando o corpo cabo-verdiano como espaço de memória, resistência e identidade. A criação, situada entre teatro, dança e performance, pretende reinterpretar o legado simbólico e político de Cabral, articulando-o com práticas cívicas e culturais de base comunitária.
Com base na premissa de Rudolf Laban de que “o movimento exterior é subordinado ao sentimento interior”, o projeto busca expressar, através do movimento e da energia dos corpos crioulos, uma identidade moldada pelo território cabo-verdiano e pela diáspora, reafirmando o contributo de Cabo Verde na construção de uma sociedade multicultural e multirracial em Portugal."
Local: Centro Cultural Português da Praia - Achada Santo António
Sábado: 19h00
Mais info: https://www.facebook.com/CCPCaboVerde