O restaurante 5al da Música, sob a gerência de Ália dos Santos, celebrou na última terça-feira, 15 de abril, o seu 22º aniversário. Localizado no coração do Plateau – o Centro Histórico da cidade da Praia – este espaço cultural e gastronómico tornou-se, ao longo dos anos, um verdadeiro ícone da morabeza cabo-verdiana e um ponto de paragem obrigatório para turistas, residentes e amantes noite cabo-verdiana [palavras que refere aos espaços culturais com música tradicional de Cabo Verde].
Conhecido pelo ambiente acolhedor, onde reinam os sorrisos, a simpatia e as "good vibes", o 5al da Música celebra sempre esta data com a casa cheia. Neste ano, como é tradição, a gerência providenciou uma banda de base e manteve o microfone aberto, dando palco a músicos amigos da casa que se juntaram à festa para celebrar este marco especial.
O aniversário do restaurante coincide, por vezes, com a realização da “Semana do Atlantic Music Expo e Kriol Jazz Festival”, o que transforma o espaço num autêntico "melting pot", reunindo pessoas de diversas origens e culturas. No entanto, segundo Ália Santos, essa diversidade é uma constante: “Praticamente, todos os dias temos visitantes de várias partes do mundo”, afirma.
Ao longo dos anos, o palco do 5al da Música já recebeu milhares de músicos cabo-verdianos, muitas vezes de forma espontânea. Num ambiente de cumplicidade e partilha, é comum ver artistas levantarem-se das mesas para cantar, seja a solo ou em dueto. O restaurante funciona assim como um verdadeiro ponto de encontro e convívio entre artistas, tanto locais como estrangeiros.
Aberto para jantares de segunda a sábado, o espaço é conhecido pela sua programação musical diária, sempre com sonoridades cabo-verdianas. A procura é tão elevada que é necessário fazer reserva com alguns dias de antecedência para garantir mesa.
O público do 5al da Música é tão diverso quanto o seu repertório. “Temos muitos turistas, residentes, emigrantes, mas também conferencistas e delegações estrangeiras que vêm à Praia para eventos internacionais e aproveitam para uma imersão na nossa cultura”, explica Ália.
Presidentes, ministros e outras figuras públicas nacionais e estrangeiras já passaram por ali. A fama da qualidade do restaurante ultrapassa fronteiras, impulsionada principalmente pelo "boca a boca" e pelas excelentes avaliações nas redes sociais e plataformas de turismo. Jornalistas nacionais e internacionais, ao escreverem sobre Cabo Verde, não deixam de fazer referência positiva ao espaço.
Durante a nossa visita, a comida encantou a tal ponto que vários clientes fizeram questão de conhecer a Chef. Para surpresa de muitos, a própria gerente, Ália Santos, é também a responsável pela cozinha. Autodidata e apaixonada pela culinária, já lançou um livro de receitas intitulado "Temperos da Chefe Ália", que reúne mais de 100 receitas, desde pratos tradicionais a propostas mais inovadoras. Muitos visitantes aproveitam a estadia para adquirir o livro, que costuma ser assinado na hora pela autora. De referir ainda que, em novembro de 2024, Ália dos Santos participou no Festival Internacional de Gastronomia de Lanzarote, nas Ilhas Canárias.
Antes de abrir o 5al da Música, Ália dos Santos já geria um pequeno restaurante também no Plateau. O embrião do que viria a ser o atual espaço começou quando os seus irmãos, músicos Aurélio e Ulisses Santos, levaram amigos músicos para tocatinas aos fins de semana. Mais tarde, surgiu um concurso público da Câmara Municipal da Praia para a concessão do espaço atual, no qual a proposta de Ália saiu vencedora entre mais de 30 concorrentes.
Sob a sua gestão, o 5al da Música ganhou nova vida, com música ao vivo regular e uma programação semanal anunciada, previamente, todos os domingos, o dia que o espaço encerra atendimento ao público. A diversidade musical é uma das marcas da casa. Jovens talentos são frequentemente convidados, tendo ali uma oportunidade única para evoluírem em palco. E também muitos músicos consagrados com longos anos de percurso nas noites cabo-verdianas. Às terças-feiras, a casa dedica-se ao batuque. Numa das noites em que estivemos presentes, o grupo de batucadeiras Delta Ramantxadas, percorreram mais 70 Km, vindo do Tarrafal, aqueceu a sala com ritmos vibrantes e dança frenética.
No palco do 5al da Música há um verdadeiro “mascote” da casa: o jovem baterista Tidey. Invisual e com uma ligação profunda ao espaço, Tidey praticamente cresceu dentro do restaurante. Vive mesmo ao lado e está presente todos os dias, seja como parte do cartaz oficial, seja pronto para subir ao palco e tocar com quem estiver em cena.
O 5al da Música é também uma empresa familiar. Os filhos de Ália estão sempre presentes: um assume o som e a iluminação, o outro cuida da contabilidade, informática e demais necessidades operacionais.
Ália dos Santos e família
Durante a pandemia de Covid-19, quando o setor da restauração e da cultura foi particularmente afetado, Ália dos Santos manteve-se ativa. Foi convidada para gravar um programa de culinária transmitido pela RTP África, onde partilhou um pouco do seu talento gastronómico com o público lusófono.
Com 22 anos de história, o 5al da Música continua a ser mais do que um restaurante, é um símbolo de Cabo Verde, da sua música, dos seus sabores e, sobretudo, da sua hospitalidade - a morabeza.