Arquipélago de Cabo Verde composto por dez ilhas e oito ilhéus, divididas em dois grupos de ilhas, de acordo com o sentido do vento, Barlavento à norte e Sotavento ao sul. No grupo de Barlavento fazem parte Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia, São Nicolau, Sal e Boa Vista enquanto Maio, Santiago, Fogo e Brava integram o grupo das ilhas de Sotavento.
Cabo Verde situa-se a cerca de 450 Km da costa do Senegal. A área da superfície terrestre é de 4.033 km2 e uma superfície marinha de mais de 700.000 Km2.
O relevo é acidentado e paisagens predominantemente montanhosas com excepção das 3 ilhas mais ocidentais do arquipélago: Sal, Boa Vista e Maio.
O ponto mais alto do arquipélago encontra-se na ilha do Fogo, o Pico do Vulcão do Fogo com 2.829 metros. Segue o Topo de Coroa com 1. 979 m e o Pico da Cruz com 1.585 m, ambos na ilha de Santo Antão. Destaque para os pontos mais altos da ilha de Santiago, o Pico da Antónia e a Serra da Malagueta com 1. 394 m e 1. 280 m respectivamente. E ainda o Monte Gordo, em São Nicolau com 1.312 m.
Dada a proximidade entre as ilhas, exploramos quem consegue avistar quem. Começando do norte para o sul:
SANTO ANTÃO é a ilha mais a norte e mais a ocidental de Cabo Verde. Também o ponto mais a ocidental do continente africano. É muitas vezes chamada da “ilhas das montanhas”. De Santo Antão, é possível ver as ilhas de São Vicente, Santa Luzia, São Nicolau e até... o longínqua ilha Fogo, no sul do arquipélago. Aqui o campo visual é de pico para pico, ou seja, do Pico da Cruz (1.585 m), em Santo Antão para o Pico do Vulcão do Fogo (2.829 m) na ilha do Fogo.
São Vicente vista a partir do Pico da Cruz, em Santo Antão. Foto: Benvindo Neves
De SÃO VICENTE é possível ver as ilhas de Santo Antão, Santa Luzia e São Nicolau. De referir que a ilha Santa Luzia ainda faz parte da região administrativa de São Vicente, embora classificada como região ambiental protegida.
Ilha de Santa Luzia vista a partir de localidade de Calhau, em São Vicente. Foto: Decio Barros
De SANTA LUZIA é possível ver Santo Antão, São Vicente e São Nicolau. A ilha de Santa Luzia, a mais pequena, é desabitada. Foi decretada a 26 de maio 1990, em conjunto com os ilhéus Raso e Branco, Reservas Naturais de domínio público do Estado de Cabo Verde.
SÃO NICOLAU, no centro do arquipélago, consegue-se ver cinco ilhas. Do Monte Gordo, o ponto mais alto de São Nicolau com 1.312 metros, é possível ver as ilhas de Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia, Fogo e Santiago.
As ilhas mais orientais do arquipélago, Sal, Boa Vista e Maio, são ilhas planas onde os pontos mais altos não ultrapassam 450 metros. Por isso ficam fora de alcance das ilhas do norte do país.
Da ilha do SAL só é possível avistar a ilha da Boa Vista.
BOA VISTA situada entre as ilhas do Sal e do Maio. É possivel ver ambas as ilhas.
Da ilha do MAIO é possível ver toda a costa este da ilha de Santiago. E a partir do norte da ilha do Maio, curiosamente de uma zona plana (zona de Pau Seco, situada entre localidades de Calheta e Morrinho), que a montanhosa ilha de Santiago abre uma brecha, para que a ilha aprecie uma parte do majestoso vulcão do Fogo. Da ilha do Maio, também, é possivel ver a ilha da Boa Vista, a partir do Monte Penoso.
Da ilha de SANTIAGO é possível ver, sem grandes dificuldades, as ilhas do Fogo e do Maio. Ainda é possível ver, a partir do ponto mais alto da ilha – o Pico da Antónia, a ilha de São Nicolau...em dias de boa visibilidade, mais mesmo boa visibilidade.
Ilha do Maio vista a partir de São Francisco na ilha de Santiago. Foto: Decio Barros
Da ilha do FOGO, onde situa ponto mais alto de Cabo Verde, o pico do majestoso Vulcão do Fogo com 2882 metros. É possível ver facilmente as ilhas da Brava e Santiago, e a partir do Pico do Vulcão, em dias de boa visibilidade, as ilhas do Maio e as ilhas montanhosas do Barlavento, São Nicolau e Santo Antão.
Ilha Brava vista a partir da ilha do Fogo. Foto: Decio Barros
A BRAVA, a ilha mais à sul, é segunda mais pequena do arquipélago. A ilha é montanhosa, onde o Monte Fontainhas é o ponto mais elevado com 976 m. Da Brava apenas consegue-se ver o imponente ilha do Fogo, que o protege do olhar das outras ilhas.
Pontos mais altos de cada ilha:
Santo Antão: Topo de Coroa, 1.979 metros.
São Vicente: Monte Verde, 750 metros.
Santa Luzia: Topona, 397 metros.
São Nicolau: Monte Gordo, 1.312 metros.
Sal: Monte Grande, 405,3 metros.
Boa Vista: Monte Estância, 387 metros.
Maio: Monte Penoso, 431 metros.
Santiago: Pico da Antónia, 1.394 metros.
Brava: Monte Fontainhas, 976 metros.
São Vicente vista a partir Ribeira das Patas, em Santo Antão. Foto: Decio Barros
Vulcão do Fogo vista de Tarrafal, na ilha de Santiago. Foto: Decio Barros
Vulcão do Fogo vista de Quebra Canela, na ilha de Santiago. Foto: Decio Barros
DB