O projeto Bit & Voz nasceu com o objetivo de reunir jovens apaixonados por freestyle, combinando música e humor em batalhas de rimas. Essas "competições" são marcadas por uma dose de "ofensa" humorística, mas tudo acontece num espírito de descontração e respeito, com regras claras que limitam palavrões e garantem o respeito e a cordialidade entre os participantes.
Criado há um ano por Marwilson Gomes, de 33 anos, nascido no bairro de Tira-Chapéu, residente atualmente em São Filipe, na zona norte da cidade da Praia. Amante de música e humor, Marwilson inspirou-se no sucesso do projeto Rua Livre, também da cidade da Praia, que promove batalhas de rimas com grande impacto. O principal objetivo do Bit & Voz é promover a paz social e destacar o talento dos jovens de bairros periféricos da cidade da Praia. No total, até agora são 25 jovens.
As atividades do projeto acontecem semanalmente, aos domingos, em locais variados que são combinados online num grupo no Messenger. As batalhas de bit e voz são registrados em vídeo por Marwilson, já foram realizadas em diferentes bairros, praias de mar e até noutros concelhos de Santiago. E pretendem ir, brevemente, para a ilha do Maio. No último domingo, o grupo reuniu-se no Plateau, entre membros e participantes ocasionais, participaram numa animada batalha de rimas. "Muitos jovens assistem aos eventos, voltam para casa, preparam-se, e depois participam voluntariamente. Muitos acabam por integrar o grupo e aderir às nossas atividades", explica Marwilson.
O projeto já testemunhou histórias marcantes. Marwilson relembra um episódio em que, enquanto aguardavam num ponto da cidade da Praia, para uma ida a Pedra Badejo, um grupo de jovens reconheceu um membro do Bit & Voz que, no passado, pertencia a um grupo rival conhecido como "thugs". O encontro gerou tensões, mas, após um diálogo, o grupo foi convencido a abandonar o confronto e a integrar nas atividades do Bit & Voz. "Mostrámos-lhes que a delinquência não leva a lugar nenhum. No final, tudo terminou bem e eles até participaram num dos nossos videoclipes", conta Marwilson.
Apesar de contar apenas com apoio moral por parte das pessoas que assistem as batalhas de Bit & Voz, ouvem sempre "rapazes vocês estão em bom caminho", o que já é muito bom, conclui Marwilson. O Bit & Voz procura agora patrocínios para organizar concursos de batalha de rimas e está a preparar candidaturas para programas como o Bolsa de Acesso à Cultura (BA_Cultura), promovido pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.
O projeto está presente nas redes sociais, incluindo Facebook, YouTube e TikTok, onde partilha momentos das suas atividades e atrai novos seguidores.
Facebook: https://www.facebook.com/socialaberta
YouTube: https://www.youtube.com/@BitVozoficial-hj1nx