As trilhas para caminhada na Ribeira de Gongon são das mais lindas da ilha de Santiago e vale a pena experienciar, sobretudo, agora na época das chuvas. A ribeira situa no concelho de São Miguel no nordeste da ilha.
A ribeira de Gongon na extensão da Serra da Malagueta, apresentam- se, praticamente, de verde o ano todo, e a água brota da rocha naturalmente correndo pelo vale em direção á Ribeira Principal. E na época das chuvas, o verde é mais intenso e os cursos de água formam várias cachoeiras para descobrir ao longo das várias trilhas.
As trilhas podem ser feitas a partir do alto da Serra da Malagueta em direção à localidade de Hortelão, na Ribeira Principal, ou vice-versa. Durante o percurso, de nível moderado, é possível encontrar com alguns residentes locais nas suas lidas. Xaxa e Gongon são duas comunidades situadas nas encostas da ribeira, com casas de tipologia tradicional cobertas de palha e de telha.
Na nossa aventura, decidimos iniciar a partir de Hortelão. A medida que se percorre a ribeira, a vegetação torna mais intensa e a água a correr com mais abundância. O percurso faz-se por entre coqueiros, bananeiras , cana-de-açúcar, plantações de mandiocas e inhame (conhecido na ilha de Santiago por "malanca"). As trilhas ainda não estão sinalizadas, e aconselha-se o recurso de guias locais. Uma Aventura apaixonante.
[com VÍDEO] As trilhas para caminhada na Ribeira de Gongon são das mais lindas da ilha de Santiago
1 de outubro de 2020