LogoAgenda Cultural Cabo Verde
    ok
    Tutu Sousa
    ok
    Tutu Sousa com Gugas Veiga, Ministro da Cultura e das Industrias Criativas

    "De Cabo Verde para Dubai": exposição antecipa presença de Tutu Sousa no VIE Fashion Week

    25 de abril de 2025

    O artista plástico Tutu Sousa inaugurou nesta quinta-feira (24) a Mostra Prévia "De Cabo Verde para Dubai", na Galeria de Arte Tutu Sousa, localizada na Rua d’Arte, no bairro de Terra Branca, cidade da Praia. A exposição, com curadoria da brasileira Cristina Bernardini, decorre até 30 de abril e serve para apresentar ao público cabo-verdiano, colecionadores, amigos e patrocinadores (da deslocação e logística), o trabalho que o artista irá levar a uma das maiores montras internacionais: o VIE Fashion Week (www.instagram.com/viefashionweek), em Dubai, de 8 a 11 de maio de 2025.

     

    Para Tutu Sousa, estar neste evento é uma forma de exportar a sua arte e a arte de Cabo Verde, para o mercado árabe. A seleção do artista resultou de uma avaliação da qualidade e consistência do seu trabalho, bem como do seu percurso em exposições e dos vários prémios já conquistados. O convite partiu de três entidades, curadores, da Dama Art Gallery (Portugal), do 04 Gallery (Dubai, Emirados Árabes Unidos) e da Associação Cultural Atlas Violeta (Portugal).

     

    Entre os dez artistas plásticos convidados para o VIE Fashion Week, Tutu Sousa é o único africano, o que representa um motivo de orgulho, não só para o artista, mas também para Cabo Verde. O percurso de Tutu Sousa é considerado notável desde que abraçou esta arte com paixão, dedicação e capacidade de partilha.

     

    Questionado sobre o tema que levará à exposição em Dubai, o artista revelou que se trata de uma coleção inédita. Como é habitual no seu trabalho, a inspiração vem da música, do mar e das mulheres. "Vou levar ritmos de Cabo Verde, ritmos de África, porque, quando falamos da nossa cultura lá fora, a música vem sempre à tona, e as minhas pinturas também levam a nossa música para o Dubai. Vou levar um pouco de tabanka, de morna, de coladeira e também ritmos do continente, como o kora. São 10 telas e três esculturas em madeira. Curiosamente, é a primeira vez que levo esculturas minhas para fora de Cabo Verde", contou.

     

    O VIE Fashion Week, que acontece há oito anos em Dubai, realiza-se de 8 a 11 de maio. Este ano, pela primeira vez, o evento juntará moda e artes plásticas. Tutu Sousa faz parte de um grupo restrito de dez artistas convidados.

     

    O artista foi convidado para dois grandes eventos internacionais no Dubai, que decorrem num intervalo de apenas 20 dias. Devido aos custos elevados associados à participação presencial, Tutu optou por marcar presença no VIE Fashion Week, por considerar mais vantajosa essa escolha. Viaja para os Emirados Árabes Unidos no dia 4 de maio e ficará em Dubai durante dez dias.

     

    Natural de São Vicente e residente na cidade da Praia desde os dois anos, Tutu Sousa de 50 anos de idade, tem uma carreira de 30 anos nas artes plásticas e é nome firmado no panorama artístico cabo-verdiano. As suas obras e o seu percurso inspiram novas gerações de artistas.

     

    Já participou em exposições em dezenas de países, incluindo Portugal, França, Itália, Alemanha, Espanha, EUA, Macau, Guiné-Bissau, Marrocos, Senegal e Ilha Reunião. Muitas dessas mostras foram coletivas, com a apresentação de duas a três obras. Desta vez, Tutu Sousa mostra-se orgulhoso e ansioso por participar no VIE Fashion Week, onde terá um stand exclusivo, o que considera um enorme ganho. "É uma grande responsabilidade estar num evento que prevê receber cerca de 12 mil visitantes por dia, durante quatro dias", afirmou.

     

    O artista reconhece o valor e a magnitude dos dois eventos para os quais foi convidado. Contudo, considera o VIE Fashion Week uma oportunidade mais estratégica, destacando que, ao contrário do World Art Dubai (www.instagram.com/worldartdubai), aconteceu de 17 a 20 abril, onde participaram cerca de 400 artistas com mais de 10 mil obras de 65 países, o VIE contará apenas com apenas dez artistas, o que valoriza ainda mais a visibilidade individual. "Ter um stand próprio permite que os colecionadores e amantes de arte apreciem melhor o meu trabalho. Assim, terão uma leitura mais clara da minha linha de pensamento e de produção artística. Isso aumenta a probabilidade de uma participação bem-sucedida", explicou.

     

    Tutu Sousa chegou ao VIE Fashion Week por mérito próprio

    Antes de ser convidado por três curadores, acima referido. No início de 2025, venceu o Prémio Dama de Ouro, que distingue a arte contemporânea internacional. A primeira edição do prémio decorreu na Dama Art Gallery, no Porto, e contou com a participação de 41 artistas de 12 países, com 56 obras a concurso. Durante dois meses, o público pôde votar no Prémio Especial – Voto Popular, que recebeu mais de 195 mil votos. Tutu Sousa foi o grande vencedor, o que lhe garantiu um lugar no World Art Dubai 2025. Embora não tenha estado presente fisicamente, enviou obras suas para o evento, realizado entre 17 e 20 de abril, no Dubai World Trade Centre.

     

    Aproveitando a sua deslocação a Portugal para receber o prémio, Tutu Sousa e o filho foram convidados pela curadora Cristina Bernardini a participarem a exposição "50 Tons de Branco", com o tema "Amor e Liberdade", na Dama Art Gallery, no Centro Empresarial do Porto. Uma exposição que o artista recorda com especial carinho, sobretudo pela participação do seu filho, Júnior Sousa, também artista plástico e atualmente residente em Portugal.

     

     

    Tutu Sousa

    www.instagram.com/tutu.sousa.arte

    www.facebook.com/tutu.sousa

     

     

    Décio Barros