LogoAgenda Cultural Cabo Verde
    ok

    Explorando a paisagem de São Domingos: Uma caminhada suave até o Ribeirão de Cal

    1 de maio de 2023

    Era uma manhã de sábado tranquila quando nos encontramos às 6h30 em frente à Câmara Municipal de São Domingos. Um grupo de cerca de 20 pessoas, prontas para uma Caminhada rumo ao Ribeirão de Cal. Todos estavam ansiosos para iniciar a caminhada, o Ribeirão de Cal está na moda. A aventura que prometia ser suave e relaxante.

    A caminhada começou com uma subida suave e também uma descida suave até uma ribeira em direção a localidade de Faleiro Cabral. Enquanto caminhavam, puderam observar a paisagem pitoresca ao redor, passando pela localidade de Mato Alfonso, onde quase não havia carros circulando. Ali, os burros eram os reis, e muito úteis para ajudar a carregar baiões de água dos chafarizes e fontes locais.

    Em meio a essa caminhada suave, de repente encontramos na trilha "terra bufa bufa". A música do momento "Ribon di Cal" da cantora Indira começou a ser cantados por todos. O caminho levou-nos ao "Mato Dento", onde dois rapazes com seus burros carregavam baiões de água. A nascente de água ficava mesmo em baixo de altas paredes rochosas, onde havia um grande pedaço de rochedo branco encardido, feito de calcário. Era ali que estava a Gruta de Ribeirão de Cal, uma das 7 Maravilhas Naturais do concelho de São Domingos.

    Dentro da gruta, era possível observar as formações espetaculares das estalactites, semelhantes a velas derretidas, que resultavam da precipitação de componentes do calcário. A gruta tinha dois acessos, ambos com elevado grau de dificuldade, sendo um por baixo, a partir de "Mato Dento", onde era necessário trepar nas paredes no rochedo de cerca de 8 metros a partir de uma plataforma, e o outro por cima, que exigia agilidade para descer dentro da gruta. Para aqueles que não conseguiam descer, havia uma "janela" de acesso fácil, permitindo visualizar uma parte da gruta e sua beleza.

    Eu já havia ido ao Ribeirão de Cal há cerca de 8 anos e sempre ouvi falar de que a Câmara Municipal iria criar condições (como escadas e cordas) para os visitantes acessarem facilmente o interior da gruta. No entanto, o acesso dificil não "tirou" a beleza do local e a sensação de aventura que a caminhada proporcionou.

    Ao fim da caminhada, na localidade de Ribeirão de Cal, nos aguardava um lanche tradicional com cachupa guisado, ovos mexidos e cozidos, cuscuz de milho, café, leite e "fidjos". A carrinha nos buscou no local e regressamos por volta das 13h00, todos satisfeitos. As pessoas que encontramos pelo caminho até o destino foram super simpáticas e acolhedoras, cheias de morabeza. Foi uma experiência única e inesquecível.

    A Caminhada "Ribeirão de Cal" foi promovida pela Câmara Municipal de São Domingos, através do Pelouro do Turismo.

     

    ribondical_3.jpg

     

    ribondical_5.jpg

     

    ribondical_2.jpg

     

    ribondical_8.jpg

     

    ribondical_7.jpg

     

    ribondical_1.jpg

     

    ribondical_4.jpg

     

    ribondical_9.jpg

     

    Décio Barros