LogoAgenda Cultural Cabo Verde
    ok
    ok
    ok

    Farol D. Maria Pia, o cartão postal da cidade da Praia, completa 140 anos em 2021

    23 de julho de 2020

    Farol D. Maria Pia ou Farol da Praia é um edifício icônico, a sua silhueta identifica a própria cidade da Praia. Faz parte da identidade gráfica da Câmara Municipal da Praia, do logotipo do Festival Internacional de Cinema do Plateau.

    Farol D. Maria Pia situada no extremo sul da ilha de Santiago, na Ponta Temerosa, na Prainha, zona nobre da cidade da Praia. Em 1880 iniciou a construção do farol e inaugurada no dia 13 de junho de 1881, � o primeiro farol construído em Cabo Verde. O nome D. Maria Pia deve-se a homenagem � Rainha de Portugal, D. Maria Pia de Sabóia (1847-1911), esposa do Rei D. Luís.

    A beleza cênica da Ponta Temerosa durante o nascer do sol e no pôr-do-sol, torna a silhueta do farol um cenário de grande beleza. Muito apreciado e aproveitado pelos diretores de fotografia e fotógrafos para produção de videoclips e sessões fotográficos, sobretudo de moda e dos recém-casados.

    O farol é também um spot turístico no roteiro da cidade e da própria ilha de Santiago. Pelo seu valor arquitetônico, por ser edifício com mais de 100 anos e pela vista panorâmico sobre a cidade. A zona térrea do farol é aberto ao público. É necessário autorização para subir ao mirante do farol, através de uma escada em espiral, no interior da torre.

    O farol ainda tem sua função de apoio â navegação e está sob gestão do Instituto Marítimo e Portuário, instituição do Estado que gere os faróis em Cabo Verde. Constituído por uma torre octogonal branca de 21 metros de altura, com anexo uma pequena habitação, para o faroleiro. Recentemente recebeu obras de reabilitação da toda a sua estrutura e do seu aparelho óptico.

    farol3_23072020.jpg

     

    farol4_23072020.jpg