LogoAgenda Cultural Cabo Verde
    ok

    Farol D. Maria Pia, o primeiro de Cabo Verde e ícone da Praia, "acordou" hoje como Património Cultural Nacional

    20 de março de 2025

    O Farol D. Maria Pia, o primeiro a ser erguido em Cabo Verde há 144 anos, na cidade da Praia, foi oficialmente reconhecido como Património Cultural Nacional. A decisão foi anunciada esta quarta-feira pelo Governo através de uma portaria publicada no Boletim Oficial, de 19 de Março de 2025.

     

    Farol D. Maria Pia ou Farol da Praia é um edifício icônico, a sua silhueta identifica a própria cidade da Praia. Situada no extremo sul da ilha de Santiago, na Ponta Temerosa, na Prainha, zona nobre da cidade da Praia. Em 1880 iniciou a construção do farol e inaugurada no dia 13 de junho de 1881, o primeiro farol construído em Cabo Verde. O nome D. Maria Pia deve-se a homenagem Rainha de Portugal, D. Maria Pia de Sabóia (1847-1911), esposa do Rei D. Luís.

     

    A beleza cênica da Ponta Temerosa durante o nascer do sol e no pôr-do-sol, torna a silhueta do farol um cenário de grande beleza. Muito apreciado e aproveitado pelos diretores de fotografia e fotógrafos para produção de videoclips e sessões fotográficos, sobretudo de moda e dos recém-casados.

     

    O farol é também um spot turístico no roteiro da cidade e da própria ilha de Santiago. Pelo seu valor arquitetônico, por ser edifício com mais de 100 anos e pela vista panorâmico sobre a cidade. A partir de sexta-feira, 14 de março, altura da inauguração das obras de reabilitação, no âmbito do Projeto de Valorização dos Faróis Históricos de Cabo Verde. A entrada passou a custar 100$00 para nacionais e 200$00 para estrangeiros. A visita é gratuita para crianças menores de 12 anos, estudantes e idosos nacionais. O farol está aberto todos os dias, das 9h00 às 18h30.  A zona térrea foi criado um parque com bancos. Na piso inferior foi criado um centro interpretativo. Foi colocado um binóculos panorâmicos, operado por moedas. É necessário autorização para subir ao mirante do farol, através de uma escada em espiral, no interior da torre.

     

    O farol ainda tem sua função de apoio á navegação e está sob gestão do Instituto Marítimo e Portuário (IMP), instituição do Estado que gere os faróis em Cabo Verde. Constituído por uma torre octogonal branca de 21 metros de altura, com anexo uma pequena habitação, para o faroleiro. Recentemente recebeu obras de reabilitação da toda a sua estrutura e do seu aparelho óptico.

     

    farol20032025_2.jpg

     

    farol20032025_3.jpg