LogoAgenda Cultural Cabo Verde
    ok
    "Problemas de Família II"
    ok
    Senhor Antone, um professor que se muda da Praia para Santo Antão, é interpretado pelo carismático ator César Lélis
    ok
    No final da apresentação, o grupo foi calorosamente aplaudido de pé

    Lotação esgotada e ovações na apresentação e "Problemas de Família II" de Juventude em Marcha na cidade da Praia

    23 de março de 2025

    A Companhia de Teatro Juventude em Marcha, da ilha de Santo Antão, apresentou, no último sábado (22), a peça "Problemas de Família II" no Auditório Nacional Jorge Barbosa, na cidade da Praia. Com lotação esgotada, o espetáculo fez parte das celebrações dos 41 anos do grupo, bem como das comemorações dos 50 anos da Independência de Cabo Verde e do mês dedicado à mulher, ao teatro e à poesia.

     

    No final da apresentação, o grupo foi calorosamente aplaudido de pé. Durante os agradecimentos, o ator Jorge Martins recebeu uma espontânea manifestação de carinho do público quando uma voz na plateia exclamou: "Anhós é bom!" ("Vocês são bons", em português). O elogio veio do músico Zezé di Nha Reinalda, ex-vocalista dos icônicos grupos Bulimundo e Finaçon.

     

    "Problemas de Família II", sequência de "Problemas de Família I" (produção de 1986), revisita a história da família de Urbin, Senhor Antone, Marilena e Compadre Inocense.

     

    O papel de Senhor Antone, um professor que se muda da Praia para Santo Antão, é interpretado pelo carismático ator César Lélis, que revelou ter aprendido a falar o badio (sotaque do crioulo cabo-verdiano da ilha de Santiago) durante o serviço militar com colegas recrutas, na incorporação de 1982, na ilha do Sal.


    A peça "Problemas de Família II" estreou em Roterdão, nos Países Baixos, em maio de 2024, e já passou pelas ilhas de Santo Antão, São Vicente e Sal antes de chegar à Santiago. O objetivo do grupo é levar o espetáculo a todas as ilhas ainda este ano.

     

    A próxima etapa será a diáspora, com um tour de 45 dias pela Europa. Segundo Jorge Martins, ator e membro da direção do grupo, a digressão começa com espetáculo no dia 22 de abril, em Portugal, e segue para Itália (Roma e Nápoles), Espanha (Madrid) e França (Paris).

     

    Na cidade de Roterdão, nos dias 31 de maio e 7 de junho, o grupo estreará a nova peça "O Cómico é o Sábio", escrita e encenada por Jorge Martins.

     

    A companhia regressa a Cabo Verde em 10 de junho, a tempo das tradicionais e populares festas juninas em Santo Antão, incluindo o Santo António, no município de Paúl, e o São João (Sonjon), em Porto Novo.

     

    Fundada em 25 de março de 1984, na ilha de Santo Antão, Juventude em Marcha é a mais antiga companhia teatral cabo-verdiana em atividade, com um repertório que atravessa gerações.