O filme “Vitalina Varela”, do realizador Pedro Costa, é o novo candidato português à nomeação para o Óscar de Melhor Filme Internacional. Interpretada pela própria Vitalina Varela, cabo-verdiana de 54 anos.
O anúncio da escolha da Academia Portuguesa de Cinema feita nesta segunda-feira (21). A primeira escolha tinha sido o filme “Listen”, de Ana Rocha de Sousa. No entanto, rejeitado pela Academia de Hollywood, dos Estados Unidos, invocando questões linguísticas, a obra não cumpre critério de ter mais de 50% do diálogo em língua não-inglesa. A Academia Portuguesa de Cinema promoveu a votação de emergência no último fim de semana para nomear outro candidato. A obra “Vitalina Varela” é o escolhido.
O filme “Vitalina Varela” conta a história de uma mulher que viveu grande parte da vida à espera de ir ter com o marido, Joaquim, emigrado em Portugal. Sabendo que ele morreu, Vitalina Varela chegou a Portugal três dias depois do funeral.
“Vitalina Varela” teve estreia mundial em 2019 no Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, vencendo os principais prémios: Leopardo de Ouro e Leopardo de melhor interpretação feminina.
A 93.ª edição dos Óscares, prémios norte-americanos de cinema, está marcada para 25 de Abril de 2021, em Los Angeles, nos Estados Unidos. As nomeações para os Óscares serão conhecidas em Março.
"Vitalina Varela" - o filme candidato português à nomeação para os óscares
22 de dezembro de 2020