LogoAgenda Cultural Cabo Verde

    Tutu Sousa vence mais um prémio internacional

    12 de maio de 2025

    tutu111.jpg

     

    O artista plástico Tutu Sousa foi distinguido ontem (11 de Maio) com o Prémio de Melhor Artista Plástico no VIE Fashion Week, no quarto e último dia do evento, que decorreu no Dubai, Emirados Árabes Unidos.


    Entre os dez artistas convidados para o evento, Tutu Sousa, foi o único africano, representou Cabo Verde com distinção, num feito que orgulha não só o próprio artista, mas também o país.


    O VIE Fashion Week, que se realiza há oito anos no Dubai, é um evento de grande dimensão dedicado à moda, e que nesta edição integrou, pela primeira vez, as artes plásticas. Tutu Sousa integrou um restrito grupo de dez artistas internacionais, tendo apresentado uma coleção inédita composta por dez telas e três esculturas em madeira. As obras foram inspiradas nos ritmos de Cabo Verde — como a tabanka, a morna e a coladeira - e também em sonoridades do continente africano, como o som do kora.


    Antes da partida para o Dubai, o artista havia afirmado, em entrevista, que a participação no VIE Fashion Week era uma forma de exportar a sua arte e a de Cabo Verde, para o mercado árabe.


    A seleção de Tutu Sousa para o evento resultou de uma avaliação do seu percurso artístico, da qualidade e consistência do seu trabalho, bem como dos prémios já conquistados. O convite partiu de três entidades: a Dama Art Gallery (Portugal), a 04 Gallery (Dubai) e a Associação Cultural Atlas Violeta (Portugal).


    No início deste ano, Tutu Sousa venceu o Prémio Dama de Ouro, uma distinção dedicada à arte contemporânea internacional. A primeira edição do prémio teve lugar na Dama Art Gallery, no Porto, e contou com a participação de 41 artistas de 12 países, com um total de 56 obras a concurso. Esta conquista abriu-lhe as portas para participar no VIE Fashion Week 2025 e no World Art Dubai 2025, este último pela segunda vez consecutiva.