LogoAgenda Cultural Cabo Verde
    ok
    Filmes "Hanami" e "Orlando Pantera" premiados no IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema

    Do vulcão à música: "Hanami" encanta e "Orlando Pantera" estreia em grande

    14 de maio de 2025

    Os filmes "Hanami" e "Orlando Pantera" venceram prémios no IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema, que decorreu de 1 a 11 de maio, em Portugal. Ambos foram rodados em Cabo Verde, o primeiro na ilha do Fogo e o segundo em Santiago.

     

    "Hanami" (de 2024), da realizadora cabo-verdiana Denise Fernandes, arrecadou mais um prémio internacional, desta vez no IndieLisboa, onde venceu o Prémio MAX para Melhor Longa-Metragem da Competição Nacional. Já o filme "Orlando Pantera", da realizadora portuguesa Catarina Alves Costa, estreou-se mundialmente no festival com distinção, conquistando dois prémios: o Prémio IndieMusic e o Prémio do Público para Longa-Metragem.

     

    Segundo o site oficial do festival, o júri destacou "Orlando Pantera" como "um documentário sem artifícios, nem bajulações, que mostra o percurso de uma filha em busca das influências deixadas pelo seu pai a tantas gerações e universos culturais (…) num retrato audiovisual que começa sendo familiar e termina também a ser nosso".

     

    A estreia mundial de "Orlando Pantera" aconteceu a 3 de maio, no IndieLisboa, e o impacto do filme foi tal que recebeu a maior votação do público, o que motivou uma sessão extra no último dia do festival, 11 de maio. O filme também teve exibição no Cinema São Jorge, em Lisboa, a 6 de maio.

     

    O filme/documentário recupera o legado do músico cabo-verdiano Orlando Pantera, falecido aos 33 anos (1967–2001) antes de lançar o seu aguardado álbum a solo. O filme apresenta arquivos e encenações musicais, com interpretações contemporâneas de artistas como Mayra Andrade e Princezito, demonstrando a influência duradoura de Pantera na música atual.

     

    Inclui também imagens de arquivo captadas em 2000, quando a realizadora conheceu Pantera durante as filmagens do documentário "Mais Alma", sobre criação teatral em Cabo Verde. O filme segue os passos da filha do músico, que tinha apenas seis anos quando o pai faleceu, através de encontros com pessoas, lugares e memórias, construindo um retrato íntimo e poético do seu legado, enriquecido por atuações musicais únicas.

     

    "Hanami" acumula prémios em festivais de cinema
    Segundo a sinopse de Hanami, "em uma distante ilha vulcânica de onde todos querem partir, Nana aprende a ficar. Nia, sua mãe, que sofre de uma doença misteriosa, foi embora depois que a menina nasceu. Acometida por uma febre alta, Nana é enviada ao pé do vulcão para ser curada. Lá, ela encontra um mundo que mistura sonho e realidade. Anos depois, quando já adolescente, Nia retorna."

     

    No IndieLisboa, o júri destacou a obra pela sua "precisão formal, profundidade emocional e contenção narrativa”, elogiando também “a linguagem visual envolvente, em que cada fotograma contribui significativamente para uma atmosfera de reflexão silenciosa".

     

    Denise Fernandes, nascida em Lisboa em 1990, filha de pais cabo-verdianos, cresceu na Suíça, no cantão do Ticino, perto de Locarno. Cidade onde formou-se em Realização e Produção Cinematográfica no Conservatório Internacional de Ciências Audiovisuais, em 2011, e frequentou a Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba, entre 2011 e 2013.

     

    denisefernandes.jpg

    [foto: Nuno Ferreira Santos, fotojornalista do Jornal Público, Portugal] 

     

    A longa-metragem "Hanami" tem acumulado reconhecimento internacional. Em fevereiro de 2025, venceu o Prémio Ingmar Bergman no Festival de Cinema de Gotemburgo, na Suécia, distinção atribuída a primeiras obras que revelam inovação narrativa e talento emergente.

     

    Em agosto de 2024, a realizadora foi premiada como "Melhor Cineasta Emergente" na competição paralela "Cineastas do Presente", no Festival de Cinema de Locarno, onde "Hanami" teve a sua estreia mundial. Em novembro do mesmo ano, venceu o prémio principal Montgolfière d'Or (Balão de Ouro) no Festival dos Três Continentes, em Nantes, França.

     

    Ainda em 2024, o filme recebeu distinções em três festivais internacionais, nomeadamente em Chicago, EUA e São Paulo, Brasil (ambos em outubro). Em abril de 2025, voltou a ser receber distinção em Gotemburgo, Suécia.

     

    Vale lembrar que, ainda antes de ser rodado, "Hanami" já tinha sido premiado: em 2016, foi selecionado para o Solothurn Talent Lab e recebeu o Prémio de Melhor Projeto de Primeira Obra, atribuído pela Sociedade Suíça dos Autores (SSA).

     

    A estreia de "Hanami" em Cabo Verde teve lugar a 13 de abril, na cidade da Praia, numa sessão gratuita no Centro Cultural Português, com a presença da realizadora. Dias depois o filme foi também exibido na Casa das Bandeiras, em São Filipe, na ilha do Fogo.