LogoAgenda Cultural Cabo Verde
    ok

    "Grito Cordas" encanta público na abertura do Grito Rock Praia 2025

    20 de março de 2025

    A 9ª edição do Festival Grito Rock Praia arrancou nesta quinta-feira, 20 de março, em grande estilo com o "Grito Cordas", protagonizado pelos alunos da Escola de Música Pentagrama, sob a orientação do professor Tó Tavares.

     

    Durante cerca de uma hora e meia, o público foi presenteado com performances de jovens talentos, que conquistaram aplausos a cada atuação. Com lotação esgotada no Centro Cultural Português da Praia, o concerto terminou com uma prolongada ovação em pé.

     

    Gladys Miranda, de 13 anos, começou a tocar guitarra há dois anos e estreou-se hoje nos palcos, diante de uma sala cheia. "Estou muito feliz, é um evento muito significativo para mim", afirmou. "Estava nervosa até o início do concerto, mas, quando começou, tudo fluiu naturalmente", acrescentou.

     

    Lanay Sá Nogueira, de 17 anos, aluna da Escola de Música Pentagrama desde os nove, confessou ter sentido ansiedade antes da apresentação, pois enfrentava o maior público da sua carreira. "Mas correu tudo bem", garantiu. Para ela, a música é "vida", uma forma de expressar tanto a felicidade quanto a tristeza.

     

    Manika Monteiro, também de 17 anos, toca piano e, assim como os colegas, sentiu o "ansiedade" de atuar para uma plateia cheia. "Depois de começar a tocar, percebi que enfrentar o público não é nada de mais e consegui dar o meu máximo", relatou. "A música sempre fez parte da minha vida. A paixão pelo piano surgiu desde dos oito anos de idade."

     

    O professor Tó Tavares diz "ser de muita a honra e a satisfação" de abrir o Festival Grito Rock Praia 2025. "Foi um desafio que aceitámos prontamente. Para os jovens iniciantes na música, é um incentivo grandioso, principalmente pela interação com o público, ainda mais com a casa cheia", afirmou. Ele lembrou que a Escola de Música Pentagrama sempre participou do festival, antes com o "Mini Grito", um evento dentro do Grito Rock Praia. "Esses eventos complementam o ensino da música, pois os músicos precisam de palcos para evoluírem."

     

    Homenageado na edição anterior do festival, Tó Tavares afirmou que já se sente parte do evento e recordou que os dois mentores do festival foram seus alunos na Escola de Música Pentagrama.

     

    O "Grito Cordas" que este ano é a segunda vez dentro do Festival Grito Rock Praia, tinha acontecido em 2019. Para César Freitas, da organização do festival, "o concerto Grito Cordas é uma homenagem ao violão e à guitarra. Cabo Verde é um país com muitos tocadores de guitarra, um instrumento presente em praticamente todas as casas, nem que seja como enfeite. Nada melhor do que homenagear as cordas da música".

     

    Um dos principais objetivos do Grito Rock Praia é dar oportunidades aos jovens músicos. "No concerto Grito Cordas, temos crianças e adolescentes que sobem ao palco pela primeira vez, o que é excelente para incentivar. E a Escola de Música Pentagrama tem feito um trabalho extraordinário ao longo dos anos", acrescentou César Freitas.

     

    O Festival Grito Rock Praia 2025 continua a sua programação no dia 28 de março com o "Grito Encontro", um evento de recepção e intercâmbio entre as bandas participantes. No dia 29, acontece o ponto alto do festival, o "Grito Rock", reunindo bandas nacionais e internacionais na Praça Luís de Camões, no Plateau, com entrada gratuita. No mesmo dia, após o festival, segue-se o "Grito Jam Session", em Kebra Kanela. O encerramento do evento está marcado para 30 de março, com o "Grito Aberto", que inclui visitas e encontros na Cidade Velha.

     

     

    Décio Barros