O cartaz da 14ª edição do Kriol Jazz Festival foi apresentado hoje, 20 de fevereiro. Considerado um dos melhores festivais de jazz em África, o evento está marcado para os dias 10, 11 e 12 de abril, na Pracinha da Escola Grande, na cidade da Praia. E contará com a presença de artistas de renome, como Mário Lúcio, Nancy Vieira, Bonga (Angola), Mário Canonge (Martinica), Sona Jobarteh (Gâmbia/França), Sixun (França), Michelle David (EUA) e Las Karamba (Espanha).
Organizado pela Harmonia Lda, o festival deste ano presta homenagem ao saxofonista Totinho, falecido em julho de 2024. O músico participou em diversas edições do evento, incluindo a última, como integrante do projeto Kriolatino, que funde talentos de Cabo Verde e Cuba.
A programação abre no dia 10 de abril, coincidindo com o encerramento do Atlantic Music Expo. A noite contará com a criação especial da organização, o "Kriol Kreyol", que reúne as vozes de Boy Gê Mendes e Zuleika, além da atuação do grupo Cabo Cuba Jazz, que mistura jazz latino com sonoridades cabo-verdianas, sob a direção do pianista Carlos Matos.
No dia seguinte, Mário Lúcio subirá ao palco com um novo projeto em celebração dos 50 anos da Independência de Cabo Verde. A programação da noite segue com o pianista Mário Canonge (Martinica), a multi-instrumentista gambiana radicada em França, Sona Jobarteh, e a banda francesa Sixun.
O encerramento, no dia 12 de abril, terá como destaque Nancy Vieira, que apresentará o seu novo álbum, "Gente". A última noite contará ainda com Michelle David & The True Tones (EUA), Las Karamba (Espanha) e o angolano Bonga.
O festival tem um orçamento estimado em 20 mil contos. A entrada no dia 10 de abril será gratuita, enquanto os bilhetes para os dias 11 e 12 já estão à venda online por 2500 escudos. [Comprar Bilhete Online]