LogoAgenda Cultural Cabo Verde
    ok

    Sete concertos em nove dias: The Cesária Évora Orchestra inicia tour pela América do Norte em Boston

    9 de fevereiro de 2025

    A The Cesária Évora Orchestra dará início à sua tour pelos Estados Unidos e Canadá no dia 19 de fevereiro, com um concerto em Boston. A digressão incluirá sete espetáculos em nove dias, levando a música cabo-verdiana a diversas cidades da América do Norte.

     

    O primeiro concerto terá lugar no The Wilbur, em Boston, uma região com uma forte presença da comunidade cabo-verdiana [clique aqui para comprar bilhete do show em Boston]. Em seguida, a orquestra viajará para o Canadá para duas apresentações: no dia 21 de fevereiro, no Palais Montcalm - Maison De La Musique, em Quebec, e no dia 22, no Koerner Hall, em Toronto.

     

    O tour regressa aos Estados Unidos no dia 23 de fevereiro, com um concerto no Freight & Salvage, em São Francisco. No dia 25, será a vez da cidade de San Diego receber a orquestra, no Price Center East Ballroom - UCSD. No dia seguinte, a atuação será em Minneapolis, e a digressão de fevereiro será concluída em Montreal, no dia 27, no Théâtre Maisonneuve.

     

    Criada em 2014, três anos após o falecimento de Cesária Évora, a The Cesária Évora Orchestra é um projeto que visa manter vivo o repertório da icônica cantora cabo-verdiana. O setlist dos concertos inclui temas imortalizados por Cesária, interpretados por diversos artistas, mantendo os arranjos originais que marcaram os espetáculos da "Rainha dos Pés Descalços", segundo o produtor musical Djô da Silva.

     

    Nesta digressão, a orquestra conta com as vozes de Élida Almeida, Ceuzany, Lucibela e Teófilo Chantre. No entanto, o elenco de artistas pode variar consoante os pedidos dos promotores dos espetáculos. Ao longo dos anos, o projeto já contou com a participação de nomes internacionais como Angélique Kidjo, Ismaël Lô e Bonga, bem como artistas cabo-verdianas como Mayra Andrade, Lura e Nancy Vieira "Queremos manter vivo o legado de Cesária Évora e continuar a contentar o público com a sua música", afirma o  Djô da Silva.

     

    A banda é composta, sempre que possível, por músicos que acompanharam Cesária Évora nos últimos anos da sua carreira. Atualmente, a direção musical está a cargo de Humberto Ramos, um dos primeiros pianistas a integrar a banda da cantora durante as suas digressões na Europa.

     

    476470570_18485194642015499_7025660276662253428_n.jpg

     

    Décio Barros