O grupo musical Ferro Gaita atuou no sábado, 5 de julho, no espetáculo comemorativo dos 50 anos da Independência Nacional, realizado no palco montado na Avenida Amílcar Cabral, no Plateau, cidade da Praia. Para esta atuação especial, os Ferro Gaita uma das convidadas foi a jovem cantora Carla Moniz, artisticamente conhecida como Carla Mooniz, para interpretar com eles alguns temas do vasto e rico repertório do grupo.
Com apenas 23 anos e no início da sua carreira musical, Carla Mooniz nasceu depois do lançamento de "Fundu Baxu" (1997), o álbum de estreia que catapultou os Ferro Gaita para o sucesso. Ainda assim, cresceu a ouvir o grupo, do qual é assumidamente fã.
Durante duas semanas de ensaios, prepararam três músicas para o espetáculo: "Tareza", "Mudjer Trabadjadera" e "Mapu Mapu". Para Carla, foi uma honra: "Eles ficaram até surpreendidos com o quanto eu conhecia bem o repertório."
Este foi, até agora, o maior palco que Carla Mooniz pisou. Confessa-se duplamente feliz: por ter dividido o palco com uma das maiores referências da música cabo-verdiana e por ver reconhecido que a sua voz e presença artística combinaram com o que os Ferro Gaita procuravam para este momento. "Foram momentos de muita emoção, não encontro outras palavras para descrever o que foi cantar com os Ferro Gaita", diz. Destaca ainda a simpatia e o humor do grupo, que a fizeram sentir-se integrada, como parte de uma "família", sentimento que ajudou a aliviar a ansiedade e a pressão de atuar com um nome tão prestigiado. "Fiquei muito impressionada ao ver, a partir do palco, como o grupo faz vibra o público e os cativa com tanta naturalidade."
Não é a primeira vez que os Ferro Gaita apresentam um espetáculo com convidados. Já o haviam feito, por exemplo, no Festival de Música da Gamboa 2025, com artistas como Teresa, Tradison di Terra, Mika Cutubelada, bem como a junção das tabankas de Txada Santanton, Várzea e Txada Grande.
Carla Mooniz é agenciada pelo cantor e produtor musical Lil Mário, com quem colabora, em vários projetos na produção artística, no seu estúdio. Recentemente, a 27 de junho, lançou o seu primeiro single: "Sai di Nha Porta" [ver no YouTube], um cover na versão crioula da música "Não Me Importo", da portuguesa Carolina Deslandes. Mooniz considera uma grande fã desta cantora. Em 2024, também colaborou com Lil Mário no tema "The Rise" [ver no YouTube].
A jovem cantora revela que escreve letras de músicas desde os 12 anos, tendo já várias composições na gaveta, à espera de serem lançadas. Gosta de abordar temas sociais, de intervenção, incentivo à juventude e também emoções e sentimentos.
Natural da localidade de São Tomé, na cidade da Praia, a cerca de 5 km do Plateau, Carla lembra com orgulho que nasceu literalmente em casa, através de parto domiciliar. O primeiro palco que pisou sozinha foi numa atividade cultural no Liceu Domingos Ramos, onde completou o ensino secundário como aluna de quadro de honra. Em 2024, concluiu a licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de Cabo Verde. Durante o curso, participou num intercâmbio Erasmus em Vigo, Espanha. Atualmente, colabora com o Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA), que lhe obriga deslocar-se, cerca de 20 Km, de segunda a sexta-feira, para São Jorge dos Órgãos, no interior da ilha de Santiago.
Carla é irmã da cantora Ineida Moniz, já firmada na cena musical cabo-verdiana. Ineida ganhou visibilidade em 2013, ao conquistar o segundo lugar no concurso Talentu Strela 3, transmitido em canal aberto e online. Em 2024, Ineida lançou o seu terceiro single, uma composição de Princezito, intitulado "Kuka" [ver no YouTube]. É também presença habitual nas noites musicais da ilha de Santiago.
Carla Mooniz reconhece na irmã uma grande inspiração e alguém que sempre a acompanha e aconselha artisticamente. "A Ineida está sempre atenta. Diz logo: Acho que aqui podias melhorar", partilha. Cresceu num ambiente musical, numa família numerosa com sete irmãos. A Ineida é a segunda e ela a penultima. Recorda com carinho os momentos em que a mãe cantava enquanto lhe penteava o cabelo e da ocasião em que, ainda em criança, partilhou pela primeira vez o palco com a irmã em eventos escolares.
No liceu, o seu talento rapidamente se tornou conhecido e foi convidada a participar em várias atividades culturais. Uma dessas participações foi na cerimónia oficial de abertura nacional do ano letivo. Também venceu um concurso interno de música em inglês, tendo representado o liceu na fase final do concurso nacional no Tarrafal de Santiago, onde alcançou o terceiro lugar.
Com uma voz promissora, comprometimento artística e um percurso académico sólido, Carla Mooniz é, sem dúvida, uma jovem artista a acompanhar no panorama musical cabo-verdiano.
Redes Sociais
Instagram: www.instagram.com/carla_mooniz/
Facebook: www.facebook.com/CarlaMooniz